dc.contributor.author |
Mainardes, Jefferson |
|
dc.date.accessioned |
2010-09-17T11:48:11Z |
|
dc.date.available |
2010-09-17T11:48:11Z |
|
dc.date.issued |
2006-01 |
|
dc.identifier.citation |
MAINARDES, J. Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/242 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, evidenciando os aspectos que têm sido enfatizados, as limitações e as perspectivas para a pesquisa desse tema. A revisão inclui 147 textos que foram classificados em cinco categorias: (a) discussão de aspectos teóricos referentes à escola em ciclos; (b) geração e formulação de políticas; (c) implementação de políticas; (d) análise de resultados das políticas e impacto no desempenho de alunos; e (e) revisão de literatura. Argumenta-se que a natureza da política e a análise do desenvolvimento de seu discurso são aspectos que têm sido excluídos das pesquisas sobre ciclos. Além disso, argumenta-se que os seguintes aspectos têm sido pouco explorados: (a) a análise da implementação da política na escola e na sala por meio de observações e pesquisa etnográfica; (b) a análise da trajetória das políticas desde sua formulação até a implementação em sala de aula; e (c) pesquisas que incluam a opinião de gestores e formuladores de políticas de escola em ciclos. A conclusão apresenta aspectos que necessitam ser investigados com maior profundidade para se atingir uma compreensão mais clara, ampla e crítica dos ciclos no Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article offers a review of the literature about the
organization of schooling in cycles in Brazil, pointing out the
aspects that have been emphasized, the limitations and
perspectives for the research on this topic. The review covered
147 texts, which were classified into five categories: (a)
discussions of theoretical aspects related to cycles in school; (b)
production and formulation of policies; (c) implementation of
policies; (d) analysis of results of policies and impact on the
performance of pupils; and (e) literature review. It is argued that
the nature of policies and the analysis of the development of the
discourse of these policies are aspects that have been neglected
by the research about cycles. Apart from that, it is argued that
the following aspects have been little explored: (a) the analysis of
the implementation of the policy at school and in the classroom
through observations and ethnographic research; (b) the
analysis of the trajectory of the policies from their formulation to
their implementation in the classroom; (c) studies including the
opinion of managers and policymakers involved with schooling
in cycles. The conclusion presents aspects that deserve to be
studied in greater depth to bring about a clearer, wider, and
more critical understanding of the cycles at Brazilian schools. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclos |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão de literatura |
pt_BR |
dc.title |
Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The organization of schooling in cycles in Brazil: literature review and research perspectives |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |