dc.contributor.author |
Masson, Gisele |
|
dc.contributor.author |
Mainardes, Jefferson |
|
dc.date.accessioned |
2010-09-17T11:47:34Z |
|
dc.date.available |
2010-09-17T11:47:34Z |
|
dc.date.issued |
2009-05 |
|
dc.identifier.citation |
MASSON, G.; MAINARDES, J. O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 4, n. 2, p. 170-192, maio/ago. 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/241 |
|
dc.description.abstract |
O artigo apresenta os principais aspectos relacionados à trajetória
histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1962-
2006) e indica algumas reflexões sobre a última reformulação, efetuada em 2006,
após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Concluiu-se que a
reformulação investigada, ao seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais, possui um
espectro de formação bastante abrangente, pois almeja formar pedagogos para a
docência, formação inicial para a pesquisa e para a gestão educacional. Essa
pulverização e dispersão podem prejudicar as questões essenciais da formação que
deveriam ser privilegiadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The paper presents the main aspects related to the history of the
Course of Pedagogy of the State University of Ponta Grossa Brazil (1962-2006)
and points out some thoughts on the last curriculum re-organization, carried out in
2006, after the approval of the new National Curriculum Guidelines. It concludes that
the new curriculum investigated, following the national guidelines, has a wide
spectrum of training since it searches prepare professionals for teaching (Early and
Primary education), initial preparation for research and for school management. This
widespread and dispersion can be harmful to guarantee the essential aspects of the
teacher training which must be privilege. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The pedagogy cours e of the state University of Ponta Grossa (Brazil): historical aspects and thoughts after the national curriculum guidelines |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |