O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais

DSpace/Manakin Repository

O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais

Show simple item record

dc.contributor.author Masson, Gisele
dc.contributor.author Mainardes, Jefferson
dc.date.accessioned 2010-09-17T11:47:34Z
dc.date.available 2010-09-17T11:47:34Z
dc.date.issued 2009-05
dc.identifier.citation MASSON, G.; MAINARDES, J. O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 4, n. 2, p. 170-192, maio/ago. 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/241
dc.description.abstract O artigo apresenta os principais aspectos relacionados à trajetória histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1962- 2006) e indica algumas reflexões sobre a última reformulação, efetuada em 2006, após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Concluiu-se que a reformulação investigada, ao seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais, possui um espectro de formação bastante abrangente, pois almeja formar pedagogos para a docência, formação inicial para a pesquisa e para a gestão educacional. Essa pulverização e dispersão podem prejudicar as questões essenciais da formação que deveriam ser privilegiadas. pt_BR
dc.description.abstract The paper presents the main aspects related to the history of the Course of Pedagogy of the State University of Ponta Grossa Brazil (1962-2006) and points out some thoughts on the last curriculum re-organization, carried out in 2006, after the approval of the new National Curriculum Guidelines. It concludes that the new curriculum investigated, following the national guidelines, has a wide spectrum of training since it searches prepare professionals for teaching (Early and Primary education), initial preparation for research and for school management. This widespread and dispersion can be harmful to guarantee the essential aspects of the teacher training which must be privilege. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title O curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa: aspectos históricos e reflexões pós-diretrizes curriculares nacionais pt_BR
dc.title.alternative The pedagogy cours e of the state University of Ponta Grossa (Brazil): historical aspects and thoughts after the national curriculum guidelines pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_CursoPedagogiaUniversidade.pdf 169.9Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account