A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais

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A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais

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dc.contributor.author Mainardes, Jefferson
dc.date.accessioned 2010-09-17T11:46:00Z
dc.date.available 2010-09-17T11:46:00Z
dc.date.issued 2006-05
dc.identifier.citation MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 2, p. 94-105, maio/ago. 2006. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/239
dc.description.abstract Este artigo apresenta as principais contribuições da “abordagem do ciclo de políticas” (policy cycle approach) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem, formulada pelo sociólogo inglês Stephen Ball, tem sido empregada em diferentes países como referencial analítico de políticas educacionais. Segundo esse referencial, as políticas não simplesmente implementadas, mas reinterpretadas no contexto da prática e a análise da trajetória de políticas envolve a análise de cinco diferentes contextos (influência, produção do texto, contexto da prática, resultados/efeitos e estratégia política). As contribuições indicadas no trabalho foram desenvolvidas a partir da aplicação da referida abordagem, como referencial analítico de uma pesquisa sobre a implantação de um programa de organização da escola em ciclos (ciclos de aprendizagem) em uma rede municipal do estado do Paraná pt_BR
dc.description.abstract This article presents the main contributions of the “policy cycle approach” to the analysis of educational policies. This approach, formulated by the English sociologist Stephen Ball, has been used in different countries as analytical framework for policy analysis. According to this framework, policies are not simply implemented, but reinterpreted in the context of practice and the trajectory policy analysis involves the analysis of five different contexts (influence, text production, practice, results/effects and political strategy). The contributions pointed out were developed from the application of this framework in a program of schooling organized in cycles (Cycles of Learning) in a municipal education system of Paraná State pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Abordagem do ciclo de políticas pt_BR
dc.subject Referencial analitico pt_BR
dc.title A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais pt_BR
dc.title.alternative The policy cycle approach and its contribution to the trajectory analysis of educational policies pt_BR
dc.type Article pt_BR


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