dc.contributor.author |
Mainardes, Jefferson |
|
dc.date.accessioned |
2010-09-17T11:46:00Z |
|
dc.date.available |
2010-09-17T11:46:00Z |
|
dc.date.issued |
2006-05 |
|
dc.identifier.citation |
MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 2, p. 94-105, maio/ago. 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/239 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta as principais contribuições da “abordagem do ciclo de políticas” (policy
cycle approach) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem, formulada pelo
sociólogo inglês Stephen Ball, tem sido empregada em diferentes países como referencial
analítico de políticas educacionais. Segundo esse referencial, as políticas não simplesmente
implementadas, mas reinterpretadas no contexto da prática e a análise da trajetória de políticas
envolve a análise de cinco diferentes contextos (influência, produção do texto, contexto da
prática, resultados/efeitos e estratégia política). As contribuições indicadas no trabalho foram
desenvolvidas a partir da aplicação da referida abordagem, como referencial analítico de uma
pesquisa sobre a implantação de um programa de organização da escola em ciclos (ciclos de
aprendizagem) em uma rede municipal do estado do Paraná |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article presents the main contributions of the “policy cycle approach” to the analysis of
educational policies. This approach, formulated by the English sociologist Stephen Ball, has
been used in different countries as analytical framework for policy analysis. According to this
framework, policies are not simply implemented, but reinterpreted in the context of practice
and the trajectory policy analysis involves the analysis of five different contexts (influence,
text production, practice, results/effects and political strategy). The contributions pointed out
were developed from the application of this framework in a program of schooling organized
in cycles (Cycles of Learning) in a municipal education system of Paraná State |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem do ciclo de políticas |
pt_BR |
dc.subject |
Referencial analitico |
pt_BR |
dc.title |
A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The policy cycle approach and its contribution to the trajectory analysis of educational policies |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |