dc.contributor.author |
Honesko, Astrid |
|
dc.contributor.author |
Silva, Vera Lucia Braga da |
|
dc.contributor.author |
Schebeliski, Douglas Aran |
|
dc.contributor.author |
Gomes Filho, Antonio Costa |
|
dc.contributor.author |
Ahlfeldt, Rony |
|
dc.date.accessioned |
2010-09-13T19:22:59Z |
|
dc.date.available |
2010-09-13T19:22:59Z |
|
dc.date.issued |
2009-09 |
|
dc.identifier.citation |
HONESKO, A. et al. Espírito empreendedor e empowerment: estudo de caso em uma empresa de produtos industrializados de grande porte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2009, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG, 2009. 1 CD-ROM |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/161 |
|
dc.description.abstract |
O estudo aborda as temáticas do intraempreendedorismo e do empowerment como ação inovadora que vem atender a uma necessidade primordial da área empresarial. Enfatiza a importância da integração de ambas as teorias na criação de um novo modelo de gestão baseado nestes princípios dentro da indústria, possibilitando o entendimento das diferentes formas e estratégias de adaptação dos indivíduos em ambientes submetidos a processos de mudanças estruturais. O artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem integrada para o desenvolvimento de recursos humanos. Os autores defendem que a criatividade e a inovação podem ser melhoradas e aplicadas a partir do desenvolvimento do conceito de intraempreendedorismo e que o poder para inovar pode ser conseguido pelo empowerment sendo estas tecnologias gerenciais capazes de implementar projetos inovadores nas empresas. Os autores apresentam resultado de pesquisa efetuada em uma grande empresa do setor agroindustrial – unidade de Ponta Grossa – PR, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados, que identifica características empreendedoras nos pesquisados e o nível de empowerment encontrado no setor em que os mesmo prestam serviço. As considerações finais procuram, de maneira superficial e despretensiosa oportunizar o desafio a mudanças produtivas relevantes neste contexto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The study addresses the themes of intrapreneurship and of the empowerment as innovative action that will meet a need of public business. The emphases is in the importance of integration of both theories in the creation of a new management model based on these principles within the company, enabling the understanding of different forms and strategies of adaptation of individuals in environments subject to structural change processes. The article aims to provide an integrated approach to the development of human resources. The authors argue that creativity and innovation can be improved and implemented through the development of the concept of intrapreneurship and the power to innovate can be achieved by empowerment, by the way, that management technologies’ can to implement innovative projects’ in companies. The authors present results of research conducted in a large company in the agribusiness sector - unit of Ponta Grossa - PR, using a questionnaire as data collection instrument, which identifies features in the surveyed entrepreneurs and the level of empowerment found in the same sector where the people works. The final attempt, in a superficial and unpretentious form, to opportunity the challenge to change productions that are relevant in this context. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Intraempreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Empowerment |
pt_BR |
dc.subject |
Descentralização - poder |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.title |
Espírito empreendedor e empowerment: estudo de caso em uma empresa de produtos industrializados de grande porte |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enterprise and empowerment: a case study in an enterprise of products of large industrialized |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |