dc.contributor.author |
Cruz, Gerson Kniphoff da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Silvio Luiz Rutz da |
|
dc.date.accessioned |
2010-09-08T12:32:32Z |
|
dc.date.available |
2010-09-08T12:32:32Z |
|
dc.date.issued |
2009-04 |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, G. K. da; SILVA, S. L. R. da. Reflexões para a composição de uma metodologia para o ensino de Física. R. B. E. C. T., Curitiba, v. 2, n. 1, p.18-30, jan./abr. 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/138 |
|
dc.description.abstract |
É cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents a reflection about the development of a methodology of Physics teaching to modify the student’s behaviour.This new methodology is based on scientific methodology and has as main objective to teach students to question the subject in study. They are presented and argued two methods of observation used with the purpose to insert the apprentice in this new methodology. The results of an interview with professors of fundamental education are presented. As main conclusions of the developed activities, we can to stand out the change of attitude of the apprentice’s front to the knowledge to be acquired and the profit of dynamics of learning in classroom. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia cientifica |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o ensino de Fisica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections for the composition of a methodology of Physics teaching |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |