A tecnologia voltada para a cidadania: a inclusão digital e o assentamento estrela em Ortigueira – Pr

DSpace/Manakin Repository

A tecnologia voltada para a cidadania: a inclusão digital e o assentamento estrela em Ortigueira – Pr

Show full item record

Title: A tecnologia voltada para a cidadania: a inclusão digital e o assentamento estrela em Ortigueira – Pr
Author: Melo, Geisla de Albuquerque; Schaurich, Jonas Roberto; Peyerl, Drielli; Vaz, Maria Salete Marcon Gomes
Abstract: A inclusão digital é constante tema de discussão acerca das mudanças educacionais e comportamentais vividas pela sociedade contemporânea nas últimas duas décadas. Em uma breve análise, constata-se que esta problemática passa não só pela demanda da democratização do acesso às novas tecnologias, mas constitui-se, também, como forma de construção da cidadania para os segmentos marginalizados da sociedade. Por apresentar um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná, o município de Ortigueira tornou-se espaço de constante atuação de instituições estatais, almejando reverter esta situação. Vislumbrando este cenário, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio de seu programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), passou a atuar no Assentamento Estrela, localizado naquele município. Em parceria com a Secretaria do Estado da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior e seu programa Universidade sem Fronteiras, esta linha de atua ão se desenvolve conforme o projeto “Economia Solidária no Contexto da Reforma Agrária: a IESol e os Assentamentos Estrela e Iraci Salete Strozake em Ortigueira – Paraná”. A inclusão digital uma proposta educacional aos assentados para que possam utilizar ferramentas computacionais, tanto nas tarefas laborais e cotidianas como para seu desenvolvimento educacional e cultural. Nesse contexto, este sub-programa se consolidou no Assentamento Estrela por meio de um curso básico de Informática em outubro de 2008, sendo instrumento de desenvolvimento social e educacional para a comunidade. Destarte, a universidade cumpre seu papel de integrar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando instrumentos concretos para o desenvolvimento social e cultural dos envolvidos.Digital inclusion is a constant topic of discussion about educational and behavioral changes experienced by contemporary society in the last two decades. In a brief analysis, it appears that this issue passes through not only by the demands of democratization of access to new technologies, but it is also a way of building citizenship for marginalized segments of society. By presenting one of the lowest human development index (HDI) of Paraná, the city of Ortigueira became a space of constant performance of state institutions, aiming to reverse this situation. Peering into this scenario, the State University of Ponta Grossa (UEPG), through its extension program Solidarity Enterprises Incubator (IESol), became to work at Star Settlement, located in the city of Ortigueira. In partnership with the Secretary of State for Technology, Science and Higher Education and its University Without Borders program, this line of work is developed as the project "Economic Development in the Context of Reform: the IESol and Settlements Star and Iraci Salete Strozake in Ortigueira - Paraná. Digital inclusion is an educational proposal for the settlers, so they can use computational tools, both in daily work tasks and as for his educational and cultural development. According to this scenario, this sub-program was established in the settlement Star through a basic Computer course in October 2008, being an instrument of social and educational development for the community. Thus, the university fulfills its role of integrating Teaching, Research and Extension, providing concrete tools for the social and cultural development of those involved.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/133
Date: 2010-08


Files in this item

Files Size Format View
ARTTIGO_TecnologiaVoltadaPara.pdf 270.7Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account