Responsabilidade socioambiental das empresas e desenvolvimento urbano: relações dialógicas e cooperativas com a comunidade da Cidade Industrial de Curitiba e o governo municipal

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Responsabilidade socioambiental das empresas e desenvolvimento urbano: relações dialógicas e cooperativas com a comunidade da Cidade Industrial de Curitiba e o governo municipal

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Title: Responsabilidade socioambiental das empresas e desenvolvimento urbano: relações dialógicas e cooperativas com a comunidade da Cidade Industrial de Curitiba e o governo municipal
Author: Wisniewski, Marina Gaspar
Abstract: A necessidade de declínio da visão utilitarista de mundo, a importância de pensar no coletivo e a centralidade assumida pela questão socioambiental no mundo contemporâneo são fatos notórios. A busca de harmonização entre atividade econômica, desenvolvimento e meio ambiente, traz à tona a importância da responsabilidade socioambiental. O objetivo desta tese é analisar a dinâmica de construção das iniciativas de responsabilidade socioambiental das empresas Aker Solutions, Bosch, Denso, Furukawa e Volvo em sua interface com a comunidade da Cidade Industrial de Curitiba e com o governo municipal. Esta pesquisa se enquadra como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem fenomenológica. O método utilizado para análise dos dados foi a análise de conteúdo. Diante das novas responsabilidades atribuídas aos municípios brasileiros pela Constituição Federal de 1988; do princípio da legalidade, o qual limita a ação dos governos em iniciativas socioambientais voluntárias; e, da constatação de que mais de 80% da população brasileira vive nas cidades (IBGE, 2010), as quais concentram no século XXI, os maiores problemas socioambientais, a responsabilidade socioambiental das empresas pode se configurar como um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento urbano, sobretudo quando alinhada às demandas da comunidade e aos programas do governo municipal. As empresas declararam que têm procurado trabalhar de modo dialógico e cooperativo com a comunidade da CIC e em parceria com os programas oferecidos pelo governo municipal. Entretanto, as lideranças da comunidade da CIC apontaram a necessidade de um maior diálogo e cooperação entre empresas, comunidade e lideranças, fazendo um apelo às empresas para que desenvolvam suas iniciativas junto à comunidade, trabalhando em conjunto com as organizações comunitárias, como forma de otimizar os resultados dessas iniciativas. No que se refere à percepção do governo municipal, observou-se que embora ainda haja espaço para melhorar o diálogo entre empresas e governo, a cooperação está presente, havendo um maior alinhamento das iniciativas de RSA aos programas municipais. Embora as empresas em estudo não trabalhem suas iniciativas de RSA em conjunto com as lideranças comunitárias e o diálogo seja mais insipiente com esses atores, ao se visualizar os principais problemas socioambientais que afetam a comunidade da CIC, apontados por eles, constata-se que as iniciativas socioambientais desenvolvidas pelas empresas estão alinhadas às demandas da comunidade, sobretudo nas empresas Furukawa, Bosch e Volvo, que fazem o mapeamento das demandas da comunidade. Fica evidente que a responsabilidade socioambiental é uma via para resolver os problemas socioambientais urbanos, inserindo-se como fundamental o diálogo e cooperação entre empresas, comunidade e governo.The need for decline of the utilitarian vision of the world, the importance to think in the collectivity and the centrality accepted by the social-environmental matter in the modern world are notorious facts. The search for harmonization among economic activity, development and environment highlights the importance of the socialenvironmental responsibility. This thesis aims at analyzing the dynamic of the construction of the social-environmental responsibility initiatives of the companies Aker Solutions, Bosch, Denso, Furukawa and Volvo in their interface with the community of the Industrial District of Curitiba and with the municipal government. This research fits in as exploratory and descriptive, and it has a phenomenological approach. The method used for the qualitative analysis of the data collected in the interviews was the analysis of content. With the new responsibilities brought to the Brazilian municipalities by the Federal Constitution of 1988, the principle of legitimacy, which limits the action of the governments in terms of social-environmental initiatives; and the finding that more than 80% of the Brazilian population live in the cities (IBGE 2010), which concentrate in the 21st century, the biggest social-environmental issues, the companies´ social-environmental responsibility can be an excellent tool to support urban development, especially when aligned to the community demands and to the municipal government programs. The companies claimed that that they have been trying to work in a conversational and cooperative way with the CIC community and in partnership with the programs offered by the municipal government. However, CIC community leaderships indicated the need for more communication and cooperation from the companies with the community, especially, with the leaderships. In several moments, in the text, CIC community leaderships appeal to the companies for them to develop their initiatives with the community, working together with the community organizations as a way to optimize the results of these initiatives. Regarding the municipal government perception, it was observed that although there is room for improvement in the communication between the companies and the government, the cooperation is present, showing a bigger alignment of the RSA initiatives of these companies to the municipal programs. Although the companies that were studied do not work their RSA initiatives together with the community leaderships and although the communication is more incipient with them, when the main social-environmental problems that affect CIC community are pointed, it is found that the companies' social-environmental initiatives are aligned with the demands of the community, especially in the companies Bosh and Volvo, which do the demand mapping of the community. It is clear that social-environmental responsibility is a way to solve urban social-environmental problems, if putting the communication and cooperation among companies, community and government as fundamental.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/896
Date: 2015


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