Trabalho docente: atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam a aprendizagem dos alunos por cinco anos

DSpace/Manakin Repository

Trabalho docente: atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam a aprendizagem dos alunos por cinco anos

Show full item record

Title: Trabalho docente: atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam a aprendizagem dos alunos por cinco anos
Author: Tozetto, Susana Soares
Abstract: Esta pesquisa teve como foco compreender a atuação das professoras alfabetizadoras que acompanharam seus alunos por até cinco anos. Esse aspecto foi aprofundado em entrevistas individuais realizadas com seis professoras. Os objetivos da investigação foram: analisar os enfoques positivos e negativos apontados pelas professoras; conhecer as alterações no trabalho docente; investigar a relação das professoras com os alunos; e discutir como as professoras passaram a se ver depois de realizar um acompanhamento de até cinco anos com o mesmo grupo de alunos. Para a investigação nos pautamos em teóricos como Charlot, (2005), Gimeno Sacristán (1999), Nóvoa (1991), Tardif (2002). O acompanhamento dos alunos por um período de cinco anos possibilitou aos docentes um aprofundamento sobre sua atuação, um conhecimento sobre suas emoções, sentimentos, necessidades transformando as relações no espaço de sala de aula. A criação de laços na interação entre professor e alunos, passa a ser um diferencial no processo ensino aprendizagem.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/827
Date: 2011-11


Files in this item

Files Size Format View
EVENTO_TrabalhoDocente.pdf 112.2Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account