O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos?

DSpace/Manakin Repository

O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos?

Show full item record

Title: O que revelam professores e coordenadores sobre o trabalho pedagógico nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos?
Author: Tenreiro, Maria Odete Vieira; Saveli, Esméria de Lourdes
Abstract: O presente trabalho está voltado para revelar os entendimentos de professores e coordenadores pedagógicos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido nas classes do 1º ano do ensino fundamental de nove anos e quais as orientações para se trabalhar com o referido grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2009. A opção metodológica para a coleta e o tratamento dos dados foi a da abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em oito escolas municipais. Os sujeitos foram: sete coordenadoras pedagógicas e 16 professoras que atuavam nas escolas, nas turmas do 1º ano do ensino fundamental de nove anos, totalizando 23 sujeitos. Na organização dos dados empíricos o trabalho foi inspirado no procedimento metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Esse procedimento possibilitou reunir os depoimentos individuais, pela sua similitude em um discurso coletivo. A pesquisa revelou que os professores estão inseguros em relação ao trabalho a ser desenvolvido com as crianças do 1º ano e que não existe uma orientação clara por parte da Secretaria Municipal de Educação de como deve ser o encaminhamento pedagógico. O estudo também anuncia que a formação continuada de professores é elemento fundamental para implementação de uma política além de que garantir a todas as crianças de seis anos o acesso à educação obrigatória e, sem dúvida, oportunizar as mesmas o resgate de um direito de cidadania.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/826
Date: 2011-11


Files in this item

Files Size Format View
EVENTO_OqueRevelam.pdf 194.7Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account