Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “a escola” (1906-1910)

DSpace/Manakin Repository

Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “a escola” (1906-1910)

Show simple item record

dc.contributor.author Zanlorenzi, Claudia Maria Petchak
dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.date.accessioned 2012-06-21T13:39:54Z
dc.date.available 2012-06-21T13:39:54Z
dc.date.issued 2011-03
dc.identifier.citation ZANLORENZI, C. M. P.; NASCIMENTO, M. I. M. Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “a escola” (1906-1910). Revista HISTEDBR, Campinas, n.41, p. 209-218, mar.2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1676-2584
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/703
dc.description Este artigo foi publicado na Revista Histedbr e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a autorização do Editor, o documento pode ser encontrado no site da Revista no seguinte endereço: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ pt_BR
dc.description.abstract Os estudos da História da Educação registram o papel estratégico desempenhado pela educação na formação do homem novo no início do século XX, de acordo com os ideais republicanos. A imprensa e a educação foram importantes instrumentos de divulgação desses ideais. O presente artigo tem por objetivo apresentar incursões realizadas na revista “A Escola”, uma Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado do Paraná, 1906-1910, em relação ao método intuitivo e o trabalho docente no Paraná, com o intuito de discutir como a revista foi utilizada de forma preponderante para a disseminação dos ideais vigentes. Primeiramente, apresentamos brevemente as idéias que permeavam a sociedade republicana, e na sequência as reflexões realizadas nesse periódico educacional paranaense. pt_BR
dc.description.abstract L´es études sur l'histoire de l'éducation enregistre le rôle stratégique joué par l'éducation dans la formation de l'homme moderne au début du XX siècle, selon les idéaux républicains. La presse et l'éducation sont des instruments importants pour la diffusion de ces idéaux. Cet article vise à présenter les incursions effectués dans le magazine «A Escola», un magazine d´un Groupe des Enseignants du secteur public de l'État de Paraná em 1906 -1910, pour la méthode intuitive et le travail de l'enseignement dans le Parana, afin de discuter de la façon dont les magazine a été massivement utilisé pour la diffusion des idéaux actuels. Tout d'abord, nous présentons brièvement les idées qui imprégnait la société républicaine, et ensuite les réflexions a été effectuées dans cet périodique éducatif de Paraná. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Imprensa pt_BR
dc.subject Revista A Escola pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.title Método intuitivo e trabalho docente: incursões na revista “a escola” (1906-1910) pt_BR
dc.title.alternative Methode intuitive et travail de l'enseignement: incursions dans le magazine “a escola” (1906-1910) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_MetodoIntuitivoTrabalho.pdf 101.8Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account