As relações entre a agenda pós-moderna e os fundamentos das políticas de formação de professores no Brasil

DSpace/Manakin Repository

As relações entre a agenda pós-moderna e os fundamentos das políticas de formação de professores no Brasil

Show full item record

Title: As relações entre a agenda pós-moderna e os fundamentos das políticas de formação de professores no Brasil
Author: Masson, Gisele
Abstract: Este artigo busca estabelecer relações entre a agenda pós-moderna e os fundamentos das políticas de formação de professores no Brasil. Após explicitar os pressupostos da agenda pós-moderna, busca-se desvelar os fundamentos das políticas de formação de professores e apontar os principais problemas decorrentes da influência da agenda pós-moderna na formação de professores. A temática que este ensaio abrange tem relevância no âmbito das políticas educacionais uma vez que a formação de professores pode contribuir, por um lado, para reproduzir uma educação pragmatista/utilitarista ou, por outro, para forjar uma proposta de educação voltada para os interesses da classe trabalhadora. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada numa concepção materialista histórica e dialética e utilizou fontes bibliográficas e documentais. O estudo possibilitou concluir que as políticas de formação de professores, a partir da década de 1990, no Brasil, demonstram uma adequação às idéias pragmáticas, relativistas e subjetivistas, principalmente pelo enaltecimento da epistemologia da prática, na concepção de professor reflexivo e na lógica das competências. A agenda pós-moderna apresenta, em muitos aspectos, uma pauta comum com as políticas para formação de professores no que se refere à ênfase nas ações locais, efêmeras e imediatistas, na qual a realidade social deixa de ser vista como totalidade e passa a ser vista como fragmentada, multifacetada, fluida e plural. Isso se evidencia na formação de professores pela pulverização de ações, projetos, recursos e instâncias formadoras, em contraposição a uma proposta orgânica e consistente, que se constitua em uma política de Estado e de nação.This paper attempts to show the relationships between the Postmodern agenda and the bases of initial teacher education policies in Brazil. After describing the assumptions of the postmodern agenda, it describes the bases of initial teacher education policies and shows the main problems of the influence of the postmodern agenda on initial teacher education. The topic of this essay is relevant to the field of education policies, since initial teacher education can contribute either to the reproduction of a pragmatist/utilitarian education or to the construction of an education project according to the working class interests. With regard to the methodology, this research was based on the historical and dialectical materialism and used bibliographical and documentary sources. This study made it possible to conclude that since the 1990’s teacher education policies in Brazil have adapted to pragmatic, relativistic and subjectivist ideas, especially by praising the epistemology of practice, considering the concept of reflective teacher and the logic of competences. The postmodern agenda has many points in common with teacher education policies regarding the emphasis on local, ephemeral and short-sighted actions, whereupon social reality is seen as fragmented, multifarious, fluid and plural rather than as an integral unity. Within the context of teacher education, this can be clearly observed in the fragmentation of actions, projects, resources and educational entities, in contrast to a consistent and integrated proposal, which is what a policy of State and nation should be.Este artículo busca establecer relaciones entre la agenda postmoderna y los fundamentos de las políticas de formación de profesores en Brasil. Después de explicitar los presupuestos de la agenda postmoderna, se procura desvelar los fundamentos de las políticas de formación de profesores y señalar los principales problemas derivados de la influencia de la agenda postmoderna en la formación de profesores. La temática que abarca este ensayo posee relevancia en el ámbito de las políticas educativas ya que la formación de profesores puede contribuir, por un lado, para reproducir una educación pragmática/utilitarista o, por otro, para forjar una propuesta de educación inclinada hacia los intereses de la clase trabajadora. Metodológicamente, la investigación está fundamentada en una concepción materialista-histórica y dialéctica y utilizó fuentes bibliográficas y documentales. El estudio posibilitó concluir que las políticas de formación de profesores, a partir de la década de 1990, en Brasil, demostraron una adecuación a las ideas pragmáticas, relativistas y subjetivistas, principalmente por el enaltecimiento de la epistemología de la práctica, en la concepción del profesor reflexivo y en la lógica de las competencias. La agenda postmoderna presenta, en muchos aspectos, una pauta en común con las políticas para formación de profesores en lo social deja de ser vista como totalidad y pasa a ser considerada como fragmentada, multifacética, fluida y plural. Esto se torna evidente en la formación de profesores por la pulverización de acciones, proyectos, recursos e instancias formadoras, en contraposición a una propuesta orgánica y consistente, que se constituya en una política de Estado y de Nación.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/682
Date: 2011-07


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_RelaçõesEntreAgenda.pdf 353.6Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account