Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação

DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação

Show simple item record

dc.contributor.author Mainardes, Jefferson
dc.contributor.author Marcondes, Maria Inês
dc.date.accessioned 2012-05-30T17:33:51Z
dc.date.available 2012-05-30T17:33:51Z
dc.date.issued 2011-05
dc.identifier.citation MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em Educação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 425-446, maio/ago. 2011 pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/678
dc.description Este artigo foi publicado na revista Educação e Realidade, e está sendo disponibilizado no RIUEPG com a permissão do Editor. O documento pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/ pt_BR
dc.description.abstract O artigo discute a etnografia crítica, destacando as suas origens, conceituação, contribuições, implicações para a pesquisa em educação, bem como os desafios que esta abordagem metodológica coloca para os pesquisadores. Especial referência é feita aos estágios da pesquisa qualitativa crítica desenvolvidos por Carspecken (1996). Os autores argumentam que a metodologia etnografia crítica possui um potencial significativo para fortalecer a pesquisa em educação, uma vez que destaca a necessidade do estabelecimento de relações com o sistema social mais amplo e a problematização de questões relacionadas à reprodução social, desigualdades e formas de opressão dentro e fora do sistema educacional pt_BR
dc.description.abstract This paper discusses essential aspects of critical ethnography, highlighting its origins, conceptualization, contributions, and implications for research in education, as well as the challenges that this methodological approach poses to researchers. Particular reference is made to the stages of critical qualitative research developed by Carspecken (1996). The authors argue that the critical ethnography methodology has significant potential to strengthen research in education, since it highlights the need for the establishment of relations with the wider social system and the problematization of issues related to social reproduction, inequality, and oppression, both inside and outside the educational system. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Etnografia crítica pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Pesquisa educacional pt_BR
dc.title Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação pt_BR
dc.title.alternative Thoughts on critical ethnography and its implications for educational research pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_ReflexoesSobreEtnografia.pdf 404.0Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account