Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: reflexões sobre seus elementos essenciais

DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: reflexões sobre seus elementos essenciais

Show full item record

Title: Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: reflexões sobre seus elementos essenciais
Author: Mainardes, Jefferson; Stremel, Silvana
Abstract: O artigo apresenta uma síntese dos elementos essenciais relacionados à avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos. Tal síntese foi delineada a partir da análise das pesquisas e publicações sobre o tema, em especial a partir de 33 teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2011. Argumenta-se que a implantação de programas de organização da escolaridade em ciclos possui um potencial significativo para a instauração de práticas avaliativas que se constituam em um salto qualitativo superior em relação às práticas avaliativas classificatórias e excludentes que caracterizam a escola brasileira, em especial o modelo da escola seriada. Argumenta-se também que a superação das práticas excludentes e classificatórias da avaliação demanda não apenas a formulação de políticas de ciclos e de avaliação com uma retórica progressista, mas, sobretudo, a existência de condições objetivas que permitam aos professores e demais profissionais que atuam na escola apropriarem-se crítica e ativamente desses referenciais.This paper presents a synthesis of the essential aspects related to the assessment in the context of schooling organized in cycles (non-retention policies). Such synthesis was developed from the analysis of research and publications on this topic, with special reference to the 33 PhD thesis and MPhil Dissertations presented from 2000 to 2011. It argues that the implementation of programs of schooling organized in cycles has a relevant potential to the instauration of assessment practices which can be a superior qualitative advance in relation the exclusionary and classificatory styles of assessment which are present in the Brazilian schools. I also argues that the overcoming of classificatory and exclusionary styles of assessment demands not only the formulation of programs of schooling in cycles and proposals of assessment with a progressive rhetoric but also the guarantee of objective conditions which allow teachers and school practitioners critically and actively incorporate such proposals.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/675
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_AvaliaçãoAprendizagemContexto.pdf 364.2Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account