Apontamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em História da Educação : o Método Materialista Histórico-Dialético

DSpace/Manakin Repository

Apontamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em História da Educação : o Método Materialista Histórico-Dialético

Show simple item record

dc.contributor.author Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.author Dalarosa, Adair Ângelo
dc.contributor.author Sbardelotto, Denise Kloeckner
dc.date.accessioned 2011-12-09T17:52:55Z
dc.date.available 2011-12-09T17:52:55Z
dc.date.issued 2009-05
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M.I.M. ; SBARDELOTTO, D.K. ; DALAROSA, A. A. QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 11, n. 1, p. 57-77, maio 2009 pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/665
dc.description.abstract Esse artigo objetiva apresentar apontamentos teórico-metodológicos para a pesquisa em História da Educação a partir do método materialista histórico-dialético, em oposição às concepções positivista e pós-moderna. O trabalho apresenta categorias centrais da teoria marxiana e resulta da análise de algumas das obras de Karl Marx e Friedrich Engels que explicitam os conceitos fundamentais do método. São apresentados conceitos marxistas relevantes para o encaminhamento coerente da pesquisa em história da educação. Com o objetivo de contribuir com o debate a respeito das questões teórico-metodológicas para as pesquisa em educação e em história da educação, conclui-se que essa análise é necessária como forma de fazer frente às atuais concepções de história embasadas na perspectiva pós-moderna. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to present theoretical and methodological notes for the research on history of education, from the dialectical-historical materialist method, in opposition to the positivist and postmodernism concepts. This paper presents central categories of the Marxian theory and results from some of Karl Marx’s and Friedrich Engels’s works, which clarify the method’s basic concepts. We present relevant Marxist concepts for coherent guiding of the research in history of education. Aiming to contribute for the debate about theoretical and methodological issues for the research in education and history of education, we consider that this analyses is necessary as a way to face the present concepts of history based on a postmodern perspective. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Materialismo Histórico-dialético pt_BR
dc.title Apontamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em História da Educação : o Método Materialista Histórico-Dialético pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_ApontamentosTeoricoMetodologicos.pdf 141.3Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account