Utilização dos sítios naturais em atividades didáticas do ensino fundamental e médio no município de Ponta Grossa, Pr.

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Utilização dos sítios naturais em atividades didáticas do ensino fundamental e médio no município de Ponta Grossa, Pr.

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Title: Utilização dos sítios naturais em atividades didáticas do ensino fundamental e médio no município de Ponta Grossa, Pr.
Author: Bello, Elisabete Marques; Melo, Mário Sérgio de
Abstract: O estudo realizado investigou o uso dos sítios naturais da região de Ponta Grossa e dos Campos Gerais como recurso didático em atividades do Ensino Fundamental e Médio da cidade em 47 escolas da rede de ensino do espaço urbano. Os resultados mostraram que: as escolas particulares realizam mais atividades de campo; as escolas públicas, em compensação, realizam atividades principalmente em sítios próximos, que demandam menos recursos; as disciplinas que mais utilizam atividades de campo são Geografia e Ciências; os sítios turísticos da região são os mais utilizados, seguidos de sítios com significado histórico para a cidade (balneários); o Parque Municipal Margherita Sannini Masini, a despeito do grande potencial de uso e localização privilegiada, no centro da cidade, é pouco utilizado; entre os objetivos/atividades declarados pelos professores das escolas analisadas, destacam-se “Educação Ambiental” e “conhecer os sítios turísticos da região”, neste caso reforçando vocação regional para o turismo; não se constataram atividades de campo classificáveis como investigativas ou treinadoras, as mais complexas e trabalhosas, o que reflete uso incipiente das atividades realizadas. As principais proposições para o uso dos sítios naturais em atividades didáticas são: adoção de práticas de interpretação da natureza; produção de material de apoio adequado; adoção de práticas com papéis didáticos classificáveis como investigadores e treinadores, que implicam maior engajamento e criatividade dos alunos envolvidos.This study aimed to investigate the use of natural sites in the city of Ponta Grossa and the Campos Gerais region, as a didactic tool for teaching activities, at 47 elementary and high schools located in the urban area. The results showed that private schools are more engaged in field activities than public ones, and that public schools prefer nearby sites, with lower transportation costs. It also showed that the subjects that use field activities more often are Geography and Sciences. The regional tourist sites are mostly used for field activities, followed by the sites with a historical meaning for the city (bathing resorts). The Margherita Sannini Masini Municipal Park, despite its great didactical potential and privileged location (downtown), is rarely used. Among the objectives for engaging in such activities, the teachers emphasized “environmental education” and “a better knowledge of the tourist sites of the region”, in this case reinforcing a regional vocation for tourism. The teachers did not classify the activities as “training” or “investigative”, which are more complex and laborious, which revealed their incipient didactical use. Main propositions for a better didactical use of the natural sites are: the adoption of environmental interpretation practices, the production of supporting material concerning the natural sites and the adoption of training and investigation activities, which demand a greater engagement and creativity of the students involved in the projects.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/602
Date: 2006-12


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