Mudanças nos saberes na perspectiva de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental face à implantação de ações políticas educacionais no município de Ponta Grossa

DSpace/Manakin Repository

Mudanças nos saberes na perspectiva de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental face à implantação de ações políticas educacionais no município de Ponta Grossa

Show full item record

Title: Mudanças nos saberes na perspectiva de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental face à implantação de ações políticas educacionais no município de Ponta Grossa
Author: Tozetto, Susana Soares
Abstract: O presente trabalho de pesquisa, realizado entre 2006 e 2007, investiga o trabalho docente frente às políticas educacionais no município de Ponta Grossa. Nesse sentido, delimitou-se as seguintes questões de pesquisa: Como as professoras primárias se manifestam sobre aspectos do trabalho de sala de aula, na relação com as políticas educacionais Projeto Realidade e Ciclos de Aprendizagem. Desse questionamento central desdobram-se outras questões: Há indícios de alteração no trabalho pedagógico das professoras, a partir da implantação das políticas educacionais? Se houver, quais as alterações que manifestam? O que manifestam as professoras sobre as práticas de acompanhamento de alunos ao longo de cinco anos?As políticas públicas contribuíram para as mudanças na prática pedagógica? Permeado por essas questões, se delinearam os seguintes objetivos: 1) Identificar na manifestação das professoras primárias características do trabalho de sala de aula, relacionado com a implantação do Projeto Realidade e dos Ciclos de Aprendizagem no município de Ponta Grossa. 2) Caracterizar indícios de mudanças no trabalho pedagógico, face à implantação das políticas educacionais, Projeto Realidade e Ciclos de Aprendizagem. Ao trabalhar com a problemática explicitada, apoiada por referencial teórico que relaciona mudanças sociais e educacionais, saberes da experiência e práticas pedagógicas Heargreaves, Gimeno Sacristán, Charlot, Tardif, entre outros e buscando atingir os objetivos expostos, desenvolveu-se um estudo norteado pelas mudanças no cotidiano dos professores do município de Ponta Grossa – Pr, produzidas pelas alterações na política educacional. Como sujeitos de pesquisa, foram envolvidas 9 professoras primárias com no mínimo dez anos de experiência em sala de aula, partindo-se das seguintes hipóteses: a) ocorreram mudanças no trabalho pedagógico das professoras, produzidas pelas alterações na política educacional do município. b) a experiência adquirida pelas professoras primárias no decorrer dos anos de docência, marcados por mudanças na política educacional, propiciou alterações em aspectos pontuais das práticas pedagógicas de sala de aula e favoreceu a consolidação dos saberes docentes. O procedimento de pesquisa realizado para coleta de dados foi, num primeiro momento a utilização da técnica do grupo focal com nove professoras e, posteriormente uma entrevista individual com seis professoras que apresentaram uma experiência significativa de acompanhamento do mesmo grupo de alunos por um período maior que três anos. Os resultados indicam que quando as professoras acompanham seu grupo de alunos por três, quatro e até cinco anos, podem flexibilizar o currículo, interagir com metodologias diferenciadas para atender às necessidades dos alunos e auxilia no entendimento da escola ciclada e da progressão continuada que eles apresentam em relação aos objetivos propostos pelo currículo. Assim, a positividade manifestada pelas professoras no que tange ao fato de se conhecer bem os alunos, suas necessidades, dificuldades, interesses e preocupações indica que o trabalho realizado com essas certezas percorre caminhos mais seguros e certeiros. Foi possível perceber pelas manifestações das docentes alterações do trabalho pedagógico e a incorporação de ações em sala de aula ao interagirem com as duas propostas educacionais do município.This study, accomplished between 2006 and 2007 researches the teacher work face the educational policies into Ponta Grossa municipal district. The points focused were: the revealing of the teachers about the job into class into the relation wit the educational policies “Projeto Realidade” (Reality Project) and “Ciclos de Aprendizagem” (Learning Cycles). Turning to central question there are another ones: Are there clues about modifying in the pedagogical work from teachers by the implantation of the educational policies? If Yes, what the alterations can be noticed. What do the teachers say about the observe practices along the students by the Five years? Do the public policies contributed to change the pedagogical practice? Based on these questions pointed these aims: 1) Identifying into the primary teachers manifestations some characteristic of the job into class related to implantation of “Projeto Realidade” (Reality Project) and “Ciclos de Aprendizagem” (Learning Cycles) into Ponta Grossa municipal district. 2) Marking indicium of changing in the pedagogical job face to implantation of educational policies, “Projeto Realidade” (Reality Project) and “Ciclos de Aprendizagem” (Learning Cycles). To work with the pointed problem, supported by theoretical reference related to social and educational changings, experience knowledge and pedagogical practices Heargreaves, Gimeno Sacristán, Charlot, Tardif among others e searching to accomplish the related aims, it developed a study guided by the changings into teachers daily routine from Ponta Grossa municipal district – PR, produced by the alterations into the educational policies. Nine primary teachers were involved as research subject with at least tem years of class experience, considering theses bases: a) changeovers occurred on teacher‟s pedagogical work in consequence of the educational policies at the munícipe. b) the background conquest by the primary teachers during the years of teaching, marked by educational policies changes, offered alterations in pointed aspects of the pedagogical practices into the class and favouered the consolidation of the teacher‟s knowledge. The research procedure to collect the data in the first moment was technique of focal group with nine teaches and then the individual interview with six teachers that showed a consistent experience working at the same group of students in a period bigger than three years. The results indicated that the teachers whose accompany their group of students in a period by three, four or even five years can inflect the curriculum, act with different methodologies to consider the students necessities and helps to understand the cycle school and continuous progression they present related to proposed aims by the curriculum. So the assertiveness expressed by the teachers about perceiving well the students, their needing, difficulties, interests and worries indicate that the work accomplished on these convictions GO through safer and secure ways. It was possible to notice by the manifestation of teachers alterations into the pedagogical work and the incorporation of actions into class to interact between two educational proposals in the munícipe.
URI: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/552
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
TESE_SusanaSoaresTozetto.pdf 1.424Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account