A poesia pede passagem... na escola

DSpace/Manakin Repository

A poesia pede passagem... na escola

Show simple item record

dc.contributor.author Saveli, Esméria de Lourdes
dc.contributor.author Copes, Regina Janiaki
dc.contributor.author Brito, Solange Salles de
dc.date.accessioned 2011-03-02T16:15:13Z
dc.date.available 2011-03-02T16:15:13Z
dc.date.issued 2006-01
dc.identifier.citation SAVELI, E. L.; COPES, R. J.; BRITO, S. S. de. A poesia pede passagem... na escola. Educação, Teoria e Prática, v.14, n. 26, p. 141-154, jan./jun. 2006. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/500
dc.description.abstract O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o espaço do texto poético no contexto escolar. Verificou-se a freqüência com que tais textos são trabalhados, a sua receptividade pelos alunos, o tipo de atividades propostas pelos professores, as dificuldades encontradas por eles e as condições oferecidas pela escola no desenvolvimento dessas atividades. Buscou-se, ainda, identificar a preferência dos alunos em relação aos autores apresentados pelos professores em suas aulas. Os dados foram coletados através de um questionário com questões semi-estruturadas, aplicado em seis escolas da Rede Estadual de Ensino, da cidade de Ponta Grossa, PR, no ano de 2005. Constatou-se que o texto poético ocupa um lugar tímido no livro didático, principal suporte pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa e, em decorrência disso, é pouco presente na sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract The article presents the results of a research about the space that the poetry occupies in the school context. It was verified the frequency that the poetical texts are worked, their receptivity among the pupils, the type of activities teachers propose, the difficulties found by them and the conditions offered by the school for the development of these activities. It searched, still, to identify the students’ preference in relation to the authors which are presented by the teachers in their classes. The data was gotten by a questionnaire, with half-structuralized questions related to the teachers practicing with the poetical text. This questionnaire was applied, in 2005, in six State schools, in Ponta Grossa, PR. It evidenced that the poetry occupies a shy place in the didactic books that have been the pedagogical support in the Portuguese Language classes and, as a result, it is not much present in the classroom. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura no contexto escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A poesia pede passagem... na escola pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_PoesiaPedePassagem.pdf 129.4Kb PDF View/Open

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account