Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais

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Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais

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dc.contributor.advisor Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.contributor.author Rodrigues, Marli de Fátima
dc.date.accessioned 2010-12-07T16:52:39Z
dc.date.available 2010-12-07T16:52:39Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation RODRIGUES, M. de. F. Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais. 2005, 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/444
dc.description.abstract Nesta pesquisa desenvolvemos um estudo da relação entre as transformações produtivas, as mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões nas reformas educacionais e, por conseguinte, nos processos de formação humana, com especial destaque para as propostas de formação de professores e pedagogos. Para este estudo, consideramos necessário analisar as mudanças na formação de professores e pedagogos e problematizar as concepções que estão presentes nas políticas governamentais para a formação dos referidos profissionais no contexto mais amplo de formulação de políticas brasileiras. Considerando que se trata de um tema polêmico que está na pauta de discussão dos educadores e dos formuladores de políticas no momento atual, desdobramos o estudo em dois momentos articulados: fizemos o levantamento e a análise das concepções que permeiam as propostas de formação de professores e pedagogos no Brasil através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica e dos Referenciais para Formação de Professores; e acompanhamos a discussão, os embates e as posições divergentes na definição de percursos curriculares para a formação do pedagogo. Tendo em vista o nosso objeto de estudo, optamos por desenvolver uma pesquisa bibliográfica e documental por meio da análise da legislação e de outros documentos oficiais no período que compreende a década de 1930 até a situação mais recente dos cursos de formação de professores e de pedagogos no Brasil. Nos respaldamos também em estudos de diversos autores que têm contribuído para a crítica e reflexão sobre essas temáticas, por meio de suas publicações e entrevistas não estruturadas. Na análise empreendida neste estudo, nos foi possível evidenciar que as atuais propostas de formação de professores e pedagogos estão fundadas numa visão fragmentária e utilitarista do conhecimento, concepções que fundamentam a formação do professor como prático-reflexivo e formação de competências profissionais, expressas na “nova epistemologia da prática”. Essa base epistemológica tem fornecido o suporte para a defesa da centralidade na docência nos cursos de formação de pedagogos, proposta atualmente pelo Conselho Nacional de Educação. pt_BR
dc.description.abstract We developed in this research a study about the relation among productive transformations, the changes in the world of work and their repercussions in the educational reform and also, in the human formation process specially to teachers and pedagogical professionals background processes. We considered necessary for this study to analyze the changes in the teachers and pedagogical professionals background and question the conceptions those are into the governmental politics to background of the referred professionals in the wide context of Brazilian politics formulation. To look upon a controversial theme present in the discussion roll of educators and politics formulator nowadays, we divided the study in two articulated moments: we gathered and analyzed the conceptions those take in the teachers and pedagogical professionals proposal formation in Brazil through National Curriculums Guidelines for Basic Education Teachers Background and Referential for Teachers Background. We went along with the discussions, the debates, the divergent positions about the curriculum trajectory definition for pedagogical professionals background. Focusing our object of study, the option was to develop a bibliographical and documental research, centered the analysis on legislation and other official documents in the period that comprehends the decade from 1930 to recent situation of the teachers and pedagogical professionals background courses in Brazil. We leaned on studies from several authors those contributed to the criticizing and reflection on these themes, on their publications and not structured interviews. In the analysis taken in this study, it was possible to us to point the recent teachers and pedagogical professionals proposals are laid on knowledge fragmentary and useful view, conceptions those justify the teacher background as practical-reflexive and formation of professional competences, expressed in the “new epistemology of the practice”. This epistemological basis has provided the support to defense o centrality in teaching in the teachers and pedagogical professionals background courses, proposed by the National Education Council. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação de pedagogos pt_BR
dc.subject Curso de pedagogia pt_BR
dc.subject Percursos curriculares pt_BR
dc.subject Competência pt_BR
dc.subject Relação teoria e prática pt_BR
dc.title Da racionalidade técnica à “nova” epistemologia da prática: a proposta de formação de professores e pedagogos nas políticas oficiais atuais pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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