Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa

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Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa

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dc.contributor.author Mainardes, Jefferson
dc.date.accessioned 2010-09-17T11:48:11Z
dc.date.available 2010-09-17T11:48:11Z
dc.date.issued 2006-01
dc.identifier.citation MAINARDES, J. Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2006. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/242
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, evidenciando os aspectos que têm sido enfatizados, as limitações e as perspectivas para a pesquisa desse tema. A revisão inclui 147 textos que foram classificados em cinco categorias: (a) discussão de aspectos teóricos referentes à escola em ciclos; (b) geração e formulação de políticas; (c) implementação de políticas; (d) análise de resultados das políticas e impacto no desempenho de alunos; e (e) revisão de literatura. Argumenta-se que a natureza da política e a análise do desenvolvimento de seu discurso são aspectos que têm sido excluídos das pesquisas sobre ciclos. Além disso, argumenta-se que os seguintes aspectos têm sido pouco explorados: (a) a análise da implementação da política na escola e na sala por meio de observações e pesquisa etnográfica; (b) a análise da trajetória das políticas desde sua formulação até a implementação em sala de aula; e (c) pesquisas que incluam a opinião de gestores e formuladores de políticas de escola em ciclos. A conclusão apresenta aspectos que necessitam ser investigados com maior profundidade para se atingir uma compreensão mais clara, ampla e crítica dos ciclos no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract This article offers a review of the literature about the organization of schooling in cycles in Brazil, pointing out the aspects that have been emphasized, the limitations and perspectives for the research on this topic. The review covered 147 texts, which were classified into five categories: (a) discussions of theoretical aspects related to cycles in school; (b) production and formulation of policies; (c) implementation of policies; (d) analysis of results of policies and impact on the performance of pupils; and (e) literature review. It is argued that the nature of policies and the analysis of the development of the discourse of these policies are aspects that have been neglected by the research about cycles. Apart from that, it is argued that the following aspects have been little explored: (a) the analysis of the implementation of the policy at school and in the classroom through observations and ethnographic research; (b) the analysis of the trajectory of the policies from their formulation to their implementation in the classroom; (c) studies including the opinion of managers and policymakers involved with schooling in cycles. The conclusion presents aspects that deserve to be studied in greater depth to bring about a clearer, wider, and more critical understanding of the cycles at Brazilian schools. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciclos pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Revisão de literatura pt_BR
dc.title Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa pt_BR
dc.title.alternative The organization of schooling in cycles in Brazil: literature review and research perspectives pt_BR
dc.type Article pt_BR


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ARTIGO_OrganizaçãoEscolaridadeCiclos.pdf 194.5Kb PDF View/Open
ARTIGO_OrganizationSchoolingCicles.pdf 136.1Kb PDF View/Open Texto em inglês

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