Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas

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Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas

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dc.contributor.author Mainardes, Jefferson
dc.date.accessioned 2010-09-17T11:46:52Z
dc.date.available 2010-09-17T11:46:52Z
dc.date.issued 2009-01
dc.identifier.citation MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/240
dc.description.abstract Este trabalho apresenta algumas considerações teórico-metodológicas sobre a análise de políticas educacionais. Busca-se demonstrar que o debate acerca dessas questões, apesar de relevante e necessário, é ainda escasso no contexto brasileiro. Dessa forma, destaca- se a importância de se ampliar o diálogo com abordagens e referenciais analíticos que têm sido empregados em outros países, com a finalidade de aprofundar e expandir as bases teóricas que têm fundamentado as pesquisas brasileiras desse campo. A partir das ideias de alguns autores (Bowe et al., 1992; Rhodes e Marsh, 1992; Ball, 1994; 2007; Taylor, 1997; Fulcher, 1999; Muller, 2000; Muller e Surel, 2002; Olssen et al., 2004; Lingard e Ozga, 2007), busca-se indicar que a pesquisa de políticas educacionais, comprometida com uma perspectiva crítica e dialética, demanda uma investigação abrangente e aprofundada do conjunto de influências que atuam no processo de formulação de políticas, tais como: influências globais/internacionais, agências multilaterais, arquiteturas políticas nacionais e locais, indivíduos, grupos, redes políticas, entre outros. Dentre essas, o texto destaca o papel das redes políticas no processo de disputa por influências, argumentando que tais redes podem ter objetivos diferenciados e que a noção de redes políticas pode ser útil para se compreender a correlação de forças e as disputas que envolvem a definição de políticas e o processo decisório. pt_BR
dc.description.abstract This article presents some theoretical and methodological considerations on the analysis of educational policies. It seeks to demonstrate that debate surrounding these issues, despite being necessary and relevant, is still lacking in the Brazilian context. Thus, it highlights the importance of expanding the dialogue with other approaches and analytical frameworks, as applied in other countries, with the aim of strengthening the theoretical underpinnings of Brazilian educational research in this field. Based on the ideas of several authors (Bowe et al., 1992; Rhodes and Marsh, 1992; Ball, 1994, 2007; Taylor, 1997; Fulcher, 1999; Muller, 2000; Muller and Surel, 2002; Olssen et al., 2004; Lingard and Ozga, 2007), it points out that research on education policies, committed to a dialectical and critical perspective, demands a broader investigation of the range of influences that operate in the process of policy making, such as: global/international influences, multilateral agencies, national and local political structures, groups and policy networks, among others. More specifically, the article emphasizes the role of policy networks in the process of competing influences, arguing that such networks can have different aims and that they are useful for understanding the correlation of forces and the competing influences present in the policy-making and decision-making process. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Análise de políticas pt_BR
dc.subject Redes políticas pt_BR
dc.title Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas pt_BR
dc.title.alternative Analysis of educational policies: brief theoretical and methodological considerations pt_BR
dc.type Article pt_BR


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